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ORAÇÃO À SAGRADA FACE Ó meu Jesus, lançai sobre nós um olhar de misericórdia! Volvei Vossa face para cada um de nós, como fizestes à Verônica, não para que a vejamos com os olhos corporais, pois não o merecemos. Mas volvei-a para nosso coração, a fim de que, amparados sempre em Vós, possamos haurir nesta fonte inesgotável as forças necessárias para nos entregarmos ao combate que temos que sustentar. Amém. ORAÇÃO DA AMIZADE Senhor, quão poucos são os verdadeiros amigos, porque imperfeitos, limitados! Muitas vezes decepciono-me, esquecido de que sou eu quem erra quando espero deles uma perfeição, uma santidade e um perfeito amor o qual somente Vós possui e mesmo aqueles que Vos amam verdadeiramente, são falhos, porque humanos. Fazei-me, obstante as dificuldades, bondoso e verdadeiramente amigo para com todos, sem nada esperar, nem mesmo um só agradecimento. Sois, Senhor, o melhor e mais perfeito amigo entre todos os meus amigos. Vós que me amais com um amor perfeito, ensinai-me a amar com o Vosso coração, a olhar com Vossos olhos e a viver sempre como testemunha digna da profunda amizade e amor que sempre tivestes e tendes para comigo. Amém. Envie sugestões e duvidas para



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Homem e a Mulher na Igreja e no Mundo
Homem e a Mulher na Igreja e no Mundo

Sobre a Carta aos Bispos da Igreja Católica e a Colaboração do Homem e da Mulher na Igreja e no mundo

Por: Nancy Escalante

Em 31 de maio de 2004, a Igreja – através da Congregação para a Doutrina da Fé – publicou o documento sobre a colaboração do homem e da mulher na Igreja e no mundo. Neste documento, fica estabelecida, desde uma perspectiva bíblica, antropológica e teológica, a verdadeira visão da dignidade da mulher e de seu papel no mundo diante do feminismo, isto é, surge como resposta às tendências contemporâneas de pensamento, como a rivalidade radical que surgiu entre os sexos, já que segundo os argumentos desta ideologia, o papel e a identidade da mulher são assumidos em desvantagem do homem, pelo que a mulher para deixar de viver em uma condição de subordinação, tem que se transformar em rival do homem, esquecendo-se da complementaridade à qual são chamados e para a qual foram criados.

Outra tendência de pensamento é a que minimiza a diferença corporal e considera o sexo somente resposta da dimensão cultural, o que chamam Gênero, isto tem dado lugar a questionamentos sobre a família tradicional composta pelo pai, mãe e filhos, assim como tem dado lugar a pensamentos que equiparam a homossexualidade e a heterossexualidade, abrindo espaço para propostas de uma sexualidade polimorfa e outras aberrações contrárias à natureza humana.

Este documento tem sido mal interpretado por posturas contrárias e, em vários casos, seu conteúdo tem sido desvirtuado para manipular a informação, mas é compromisso de todos os membros da Igreja Católica defender tudo aquilo que está a favor da dignidade integral da pessoa humana e do desígnio de Deus.

Realmente, tem surgido uma série de correntes de pensamentos que, apesar de estarem à procura da verdade e da felicidade da pessoa, estão muito distantes disto, já que perderam de vista o verdadeiro sentido e o fim último ao qual estão chamados a pessoa, o casal e a família. Neste sentido, acho que perderam de vista os valores fundamentais que levam a pessoa à transcendência.

A Carta retoma os pontos concretos e fundamentais, que além de estarem baseados em textos bíblicos e serem estudados à luz da teologia, estão fundamentados em questões antropológicas que podem conduzir a pessoa (com honestidade intelectual) a uma verdadeira compreensão das razões expostas. Este breve documento aborda de maneira clara e consciente aspectos da pessoa humana e das ideologias atuais que pretenderam ignorar aspectos transcendentais, como é o caso do feminismo radical que, na procura de uma liberdade e de um reconhecimento da igualdade e da dignidade, afastaram-se da verdade da pessoa, do casal e da família, o que está tendo uma grave repercussão para o sistema de valores e o desenvolvimento da humanidade. A carta, por princípio, defende a igualdade e a dignidade da pessoa humana, mas também enfatiza a diferença existente entre Homem e Mulher, o que abre um espaço para a complementaridade, já que tanto o homem como a mulher foram criados para juntos chegar à unidade e para a entrega e doação mútua, dando lugar assim à plenitude do ser.

As novas ideologias sobre o gênero estão centralizadas no egoísmo da pessoa, perdem os valores objetivos, trazendo como conseqüência um grande vazio existencial na sociedade e a procura de uma felicidade momentânea que leva à frustração, sentimentos de solidão, assim como uma perda do sentido da vida. A pessoa, o casal e a família, ao serem parte da Igreja, têm uma responsabilidade com a humanidade e é por isso que se convida tanto a homens como a mulheres a colaborar ativamente para o desenvolvimento sadio da mesma, o que somente é possível levar a cabo se ambos os membros do casal assumem suas responsabilidades responsavelmente para que, através da complementação entre o homem e a mulher e do encontro e da integração entre ambos, gerem frutos para a sociedade. A Igreja reconhece, e convida a sociedade a reconhecer, a diferença existente entre o homem e a mulher, mas valorizando estas diferenças e entendendo porque é necessária a unidade dos dois.

Na Igreja, o sinal da mulher é mais que nunca central e fecundo. Desde o princípio a Igreja foi considerada como uma comunidade vinculada a Cristo por uma relação de amor. Neste sentido, a Igreja, esposa de Cristo, tem sempre visto Maria como sua mãe e modelo (Dom Amato, 2004)

A referência é Maria, com suas disposições de escuta, de acolhida, de humildade, fidelidade, louvor e espera™ (Mons. Amato, 2004)